Tags

, , , ,

Restaurante Tamarindo“Lugar legal é aquele que te surpreende. Viajo para ser surpreendida.” Ouvi essa frase de uma simpática amiga-de-uma-amiga-de-uma amiga que conheci assim que cheguei a Jijoca de Jericoacoara (CE). Também sou uma dessas viajantes em busca de mundos surpreendentes. Tanto é que peguei um voo de três horas de São Paulo a Fortaleza e quatro horas de estrada em um4x4 até essa antiga vila de pescadores. Detalhe, sendo obrigada a ouvir a banda preferida do motorista: Calcinha Preta.

Jericoacoara está no “top five” dos lugares que mais me fascinaram. E, o melhor, comida boa é o que não falta por lá. Em Jeri (apelidinho carinhoso dos viajantes), decidi investir no camarão. De todos os pratos que experimentei, a disputa final ficou entre o Camarão Aguardente do belo restaurante Tamarindo – vale ir lá só para curtir o clima e tomar o suco de tamarindo – e o Camarão ao Curry do restaurante Cheiro Verde, um bistrô tupiniquim localizado em uma charmosa esquina. Os dois pratos têm como coadjuvante suculentos e adocicados pedaços de manga rosa. O camarão do Tamarindo leva cubos grelhados da fruta. Já o de pegada indiana, tiras ao natural.

Minhas amigas, que chegaram antes, também degustaram o camarão ao abacaxi do Dona Amélia — aliás, outro restaurante ótimo que vira balada de forró à noite. Elas me disseram que a briga é boa, então, quem preferir, pode substituir a manga pela fruta mais ácida (a decoração fica até mais bonita).

Na versão publicada no post abaixo, eu que não tinha a receita de nenhum dos dois pratos, misturei os conceitos das duas. O acompanhamento fica com um risoto de coco com lascas de castanha do pará.

Infelizmente, o que vou dever aqui são os licores artesanais que só o jovem garçom italiano do Tupiniquim sabe fazer. Nem o nome dele eu me lembro – recordar nomes não é meu forte mesmo -, mas caso ouça um rapaz falando português com um belo sotaque italiano, pergunte pela bebida. Melhor assim, há receitas que não adianta passar pra frente, jamais chegarão perto às do criador.