Tags

, , ,

Queijo de cabra do ‘Les Fromages de Marie’, em Paris

Ingredientes

Massa
– 1 1/3 de xícara de Farinha
– 1 pitada de sal
– 150 g de manteiga gelada cortada em cubos
– 1 ovo grande levemente batido gelado
– 1 ou 2 colheres de água gelada, caso dor necessário para dar liga à massa

Recheio
– 1 cebola média cortadas em finas fatias em meia lua
– Azeite a gosto (dê preferência ao grego)
– De 10 a 20 unidades de tomate cereja cortadas em quatro
– 3 ovos grandes
– 1 caixinha de creme de leite
– 200g de queijo de cabra ralado
– 1 pitada de orégano ou ervas de provence
– Sal a gosto

Preparo

Massa
Em uma tigela grande, peneire a farinha e misture o sal. Adicione os cubos de manteiga e comece a incorporar com a farinha com a ajuda de uma espátula. Para dar o ponto da mistura, use a ponta dos dedos. Só então acrescente os ovos e sove a massa até obter ponto firme. Se necessário, adicione a água.

Faça uma bola, dê uma leve achatada, envolva com filme plástico, e deixe na geladeira por pelo menos meia hora, mas o ideal é que ela descanse de um dia para o outro. Antes de abri-la, deixe-a em temperatura ambiente por 10 minutos, para ficar maleável.

Recheio
Doure a cebola no azeite em uma frigideira e acrescente um pouco de sal. Tempere o tomate com um pouco de sal e deixe escorrer. Em uma tigela grande, misture os ovos com o creme de leite, e bata com a ajuda de um garfo. Acerte o sal e adicione o orégano, as cebolas e o queijo.

Montagem
Pré-aqueça o forno a 180°C e retire a massa da geladeira, para que fique à temperatura ideal para abri-la, então faça isso antes de fazer o recheio. Abra a massa com a ajuda de duas folhas de plástico filme até que fique com 30 cm de diâmetro. Coloque em uma assadeira de fundo falso (própria para tortas). Com um garfo, faça furinhos na massa e acerte a bordas deixando-a canelada. Despeje a mistura de ovos, com o cuidado de espalhar as cebolas. Adicione os tomates cortados.

Leve para assar por 30 a 35 minutos — até que a massa e o recheio fiquem dourados e sequinhos por cima. Espere esfriar e sirva morno, acompanhado de uma salada de alface com molho ralo de mostarda, vinagre, mel e nozes.