Tags

, , , , , ,

Geleia de fruta do pé e pães caseiros, clássicos do interior (foto: Priscila Dal Poggetto)

Geleia de fruta do pé e pães caseiros, clássicos do interior (foto: Priscila Dal Poggetto)

Para o pão

Ingredientes:
– 1 kg de farinha de trigo
– 5 colheres (sopa) de açúcar
– Sal a gosto (2 colheres de sopa, eu recomendo)
– 1 ovo
– 1 xícara (café) de óleo (pode ser azeite)
– 1 ½ copo americano de água (aquele copo de boteco)
– 1 tablete e meio de fermento biológico fresco

Preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes, segundo a Fran. E prepare o braço. Um pão bem feito tem que ter uma massa bem trabalhada, ou seja, desça a mão e sove muito bem.

Feito isso, faça uma bola e deixe a massa crescer por 1 hora e 20 minutos (a Fran foi precisa no tempo) dentro da tigela e coberta pelo pano de prato. Depois disso, abra a massa com a ajuda de um rolo de madeira e enrole. Leve a uma assadeira untada e enfarinhada e deixe descansar por mais 1 hora. Também cubra com o pano de prato.

Passado o tempo de descanso, asse em forno pré-aquecido a 220ºC por 30 minutos ou até dourar bem.

Para a geleia

Ingredientes
– 1 kg de jabuticaba ou grumixama;
– açúcar refinado ou cristal (a medida é de acordo com o que tiver de sumo da fruta; veja abaixo). Você pode substituir o açúcar pela frutose ou sucralose.
– 2 copos americanos de água

Preparo
Lave bem a frutas. Coloque-as numa bacia e amasse com as mãos. Leve ao fogo numa panela grande, com a água. Deixe que cozinhem até que estejam bem macias. Passe na peneira, para obter um purê e descartas parte das cascas e as sementes.

Meça a quantidade de massa de frutas por copos. Coloque a polpa na panela e agregue o açúcar cristal: em uma medida de polpa vai meia de açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Coloque em vidros esterilizados e deixe 10 em banho-maria após tampá-los.

Dica da minha mãe
Na minha casa, a gente morre de medo de conservar geleias, com receio de não ter conseguido esterilizar direito os potinhos. Então, depois de cinco dias de geleia na geladeira, minha mãe pega o que restou para fazer pão doce recheado. Para isso, faça a receita da dona Fran e, na parte em que a massa é enrolada (antes de descansar pela segunda vez), abra-a, distribua a gelei e aí sim, enrole-a.