Tags
bacalhau, batata, fish & chips, Inglaterra, Londres, peixe, receita
Ingredientes (para uma porção)
Batata
– 300 ml de óleo (prefiro o de canola)
– 1 batata grande descascada e cortada em 4 partes no sentido do comprimento (dica, antes de fritar, deixe a batata na água com uma colher de álcool)
– vinagre branco
– sal
Peixe
– 1 filé de bacalhau fresco limpo e sem pele (caso prefira outro, o prato tem que ser feito com peixe de água salgada)
– 150 g de farinha de trigo
– 1 colher rasa de sobremesa de fermento em pó
– 1 pitada de sal
– 1 ovo levemente batido
– 1 colher de sobremesa de óleo vegetal
– 100 ml de água com gás gelada (ou cerveja)
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, temperada com sal e pimenta-do-reino
Preparo
Batata parte 1
Escorra a batata cortada, coloque o óleo em um panela de tamanho médio e funda e esquente até uma temperatura média (150°C), sob fogo médio. Coloque a batata cuidadosamente na panela e frite até que elas estejam levemente douradas. Retire-as com uma escumadeira e reserve. Para escorrer o óleo, utilize uma peneira de ferro ou um chinois.
Peixe
Em uma tigela rasa, junte a farinha, o fermento, o sal, o ovo e o óleo. Com a ajuda de um garfo ou fuet misture tudo e adicione aos poucos a água com gás, até obter um creme grosso — tem gente que usa cerveja no lugar da água. Em um outro prato, coloque a farinha de trigo temperada.
Passe o peixe na farinha temperada, cobrindo-o bem. Bata levemente para tirar o excesso. Depois, mergulhe o peixe no creme com ovo, envolvendo-o completamente pela massa. Frite por 5 minutos em óleo aquecido a 180 °C (fogo quente, você não vai conseguir deixar a mão sobre a frigideira), até que o empanado esteja bem dourado.
Transfira o peixe para um prato forrado com papel toalha.
Batatas parte 2
Volte as batatas previamente fritas para o óleo quente (180ºC) e frite-as até que elas estejam bem douradas por fora (esse processo faz elas ficarem mais crocantes). Retire-as do óleo e transfira-as para o prato com o peixe. Tempere as batatas com sal a gosto. Os ingleses costumam borrifar vinagre sobre as batatas depois de jogar o sal, é uma opção.
Sirva com molho tártaro, limão e ervilhas frescas cozidas ou mesmo purê de ervilha.
Pingback: Guia: como ser menos aloprado em Londres | Volto pro almoço