Tags

, , ,

Pudim do Partido Alto em Vitória (Foto: Priscila Dal Poggetto)

Pudim do Partido Alto em Vitória (Foto: Priscila Dal Poggetto)

Ingredientes

Para o caramelo 
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 3/4 xícara (chá) de água

Para o pudim
– 
4 ovos (peneire as gemas)
– 1 lata de leite condensado
– 2 medidas da lata de leite integral 

Preparo

Caramelo
Coloque o açúcar e a água numa fôrma de pudim (com furo no meio) de cerca de 28 cm de diâmetro. Misture com uma colher até o açúcar dissolver.

Leve a fôrma ao fogo baixo e deixe por 15 minutos, sem mexer. Desligue o fogo quando o caramelo estiver marrom. Não deixe queimar, porque o açúcar fica amargo.

Com a ajuda das costas de uma colher, espalhe o caramelo por toda a fôrma. Reserve.

Pudim

Preaqueça o forno a 180º C (temperatura média). Enquanto isso, coloque o leite condensado e o leite numa tigela. Peneire os ovos e adicione-os à tigela. Bata com um fouet, um mixer ou no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
Despeje tudo para a fôrma de pudim caramelizada. Cubra-a com papel-alumínio.
Coloque a fôrma de pudim dentro de uma assadeira com um pouco de água e leve ao forno. Dessa forma, o pudim vai assar em banho-maria por 1 hora e 30 minutos.
Para verificar se o pudim já está pronto, espete um palitinho no centro. Quando sair limpo, retire-o do forno. Para interromper o cozimento, tire imediatamente a fôrma do banho-maria e deixe esfriar.
Para desenformar o pudim, passe uma faquinha de ponta arredondada nas laterais da fôrma. Coloque a fôrma sobre a chama do fogão em fogo baixo por cerca de 20 segundos. Coloque um prato sobre a fôrma e vire-a. Sirva gelado.