Tags

, , ,

A bela vista de Mônaco (Foto: Priscila Dal Poggetto)

A bela vista de Mônaco (Foto: Priscila Dal Poggetto)

Um pequeno e simples prazer de janela aberta e vento no rosto. Assim comecei meu passeio por Mônaco, percorrendo, de carro, o circuito de rua do Grande Prêmio de Fórmula 1. Um dia voltarei para ver a corrida, pensei, enquanto passava em frente ao cassino Monte-Carlo, o perfeito cenário de um dos filmes de James Bond.

Conheci o principado por fragmentos. Passei por onde a bela Grace Kelly sofreu o acidente de carro e caiu de um despenhadeiro. Admirei os belos, gigantes e riquíssimos iates, visitei os pontos históricos.

Em, Mônaco (Foto: Priscila Dal Poggetto)

Em Mônaco (Foto: Priscila Dal Poggetto)

A paisagem é linda, a riqueza transborda pelos bueiros desse paraíso fiscal, mas, se olhar bem de perto, é um lugar sem vida. Todos se preocupam com status — inclusive turistas que, mesmo sem tanto dinheiro, fazem pose. Não tem muitos jovens. Crianças, menos ainda. Mas cachorros encoleirados de monte.

Foi quando olhei para tudo e me perguntei: preciso disso? Definitivamente, não. Lembrei-me dos fins de tarde na minha chácara, no interior de São Paulo. Deu saudade.

Despedi-me de Mônaco já no navio. No momento em que a embarcação começou a se distanciar do porto e eu, lentamente, afastei-me das luzes fincadas na costa. Restou-me apenas o brilho das estrelas e de uma forte lua. Sem dúvida, esta se tornou umas das cenas mais bonitas que tenho na memória. Finalmente vi a alma do principado.

Ao findo, a ruína grega de Mônaco (Foto: Priscila Dal Poggetto)

Ao fundo, a ruína grega de Mônaco (Foto: Priscila Dal Poggetto)

***

O melhor prato que comi em Mônaco foi uma clássica entrada: melão dulcíssimo com fatias de presunto parma. A receita é muito, mas muito fácil, mas para registro coloco aqui também, no post anterior.

As ruelas de Mônaco (Foto: Priscila Dal Poggetto)

As ruelas de Mônaco (Foto: Priscila Dal Poggetto)

Castelo em Mônaco (Foto: Priscila Dal Poggetto)

Castelo em Mônaco (Foto: Priscila Dal Poggetto)