Tags

, , ,

De uma das janelas de Santa Tereza (Foto: Priscila Dal Poggetto)

De uma das janelas de Santa Tereza (Foto: Priscila Dal Poggetto)

 

 restaurante "Aprazível"

Espaço aprazível no restaurante “Aprazível”

foto 3

Vista do alto de Santa Tereza

Bondinho que subia o morro de Santa Tereza

Bondinho que subia o morro de Santa Tereza

Santa Tereza é um dos meus lugares preferidos na cidade do Rio de Janeiro. Ainda que sinta saudade do velho bondinho, tragicamente culpado pela queda de uma turista, este cantinho no alto da cidade guarda não só boêmios endereços, não. A história do país ainda passa pelas suas poéticas paredes (decadentes, tudo bem. Mas ainda poéticas).

Se a sua imaginação conseguir alcançar os largos passos de escravos apressados, os gritos dos vendedores de rua de um Brasil abolicionista e, um pouco mais recente, o cantarolar de um coração vazio a sair pelas portas do Hotel dos Descasados – hoje o luxuoso Hotel Santa Tereza – vai entender porque o ar por ali é tão agitado.

Subir suas ruas a pé exige fôlego e, como me disse uma vez uma carioca, bastante hidratante nas coxas. “Para não queimar com o atrito, menina.” Mas vale a pena. Tudo para poder assistir a todo esse movimento lá do alto de suas janelas. Seja do parapeito de uma simples pousada, da casa de um bem nascido naquele morro ou mesmo dos glamourosos restaurantes Térèse e Aprazível. A vida em Santa Tereza oscila entre samba e bossa nova. E, felizmente, a minha vida já cantarolou os dois pelas suas esquadrias de madeira.

***

O brilhante restaurante Térèze, no Hotel Santa Tereza que também abriga o Bar dos Descasados, recebe seus visitantes com uma paisagem incrível, uma bela adega e a voz de Gal Costa de fundo. Para petiscar enquanto o pedido é aguardado, mandioca chips é servida com um inesquecível molho à base de curry. Aqui está a receita inventada por mim, com base no que acho que comi. Deguste com um bom vinho branco.