Tags
– Permita-me, senhorita. Sugiro este charuto. Ele tem um sabor mais leve. É o charuto que as ricas donzelas cubanas apreciavam (referindo-se ao período anterior à Revolução). E, assim como as donzelas, sempre segure o charuto com os quatro dedos em cima. O polegar dá o apoio embaixo.
Foi assim que conheci o gentil senhor colombiano Oscar. Foi ele quem me ensinou a fumar charutos delicadamente.
Adornado por um chapéu, o colombiano vive durante o dia uma rotina pacata com a irmã e uma gata, no entanto, encanta a noite de Cartagena de Indias com seus leves passos de rumba, ao convidar os turistas a entrar no bar “Tabaco & Ron”, localizado na Plaza Fernández Madrid. Oferece charutos, mojitos e margueritas. E atende cada mesa com uma energia inexplicável.
Assim que
eu e minha companheira de viagem conhecemos Oscar, passar no “Tabaco & Ron” virou rotina, mesmo que fosse só para acenar um “hoooooola Oscar, que tal?!”.
A noite em Cartagena é um desfile. De locais, de turistas, de cavalos puxando carroças com…turistas, de bêbados (mendigos, locais e turistas), de cachorros (locais) e de muitos sons. E todos desprendem olhar de seus caminhos para assistir ao balé de Oscar.
Entre um gole e outro, uma fumaça e outra, conhecemos um pouquinho do mundo deste colombiano de nome tão colombiano.
Assim, sem pretensão alguma, uma inesperada amizade surgiu, selada por uma cigarrilha que nos deu como agrado.
Oscar sempre nos esperava:
– Minhas princesas! Bem-vindas novamente!
E todas as noites ele nos perguntava quando iríamos embora, o que não o fez se livrar das lágrimas. Na nossa última noite naquela calçada de quina, antes que pestanejássemos sentar a alguma mesa, ele nos conduziu ao balcão do bar:
– Tenho um “regalo” para as princesas.
E entregou para cada uma um colar que encomendou, com a delicadeza de escolher a cor preferida de cada uma. O abraço foi seguido por passadas largas naquelas ruas. Olhos marejados e o colar ao peito. Seria muito injusto com nosso coração olhar para trás.
***
No bar “Tabaco & Ron”, há um festival de drinks latinos como margueritas, mojitos, doses de rum e cervejas locais. Mas para uma boa noite de ressaca, eles servem a mais tradicional bebida de Cartagena sem álcool: limonada de coco. A receita é super simples, mas o segredo dos colombianos é usar o leite de coco fresco feito em casa. Passo a receita no post anterior, mas com o leite de coco da garrafa mesmo (dá menos trabalho).
Pri, com suas muitas dicas de Cartagena, claro que não deixamos de passar no Tabaco & Ron. E não é que o Oscar se lembra das princesas do Brasil? E não é que nos recebeu muito bem e logo nos guiou para conhecer seu cantinho dos charutos? Muito bom poder conhecer um dos personagens das suas histórias! Espero encontrar com mais por ai, nestas muitas viagens que a minha vida espera!
PS.: Não consegui subir a foto que tiramos com ele
CurtirCurtir