Tags

, , , , , , , ,

Ingredientes (serve 4 pessoas)

Arroz de coco
– 1 coco grande
– 1 kg de arroz
– água
– 1 colher (sopa) açúcar demerara
– 100 ml de óleo de coco (ou manteiga)

Patacones
– banana-da-terra verde
– azeite
– alho
– sal

Peixe à dorê
– 4 filés de pescada branca ou linguado ou pargo vermelho
– azeite
– farinha de trigo ou amido de milho
– limão
– sal
– pimenta

Salada
– Tomate em rodelas
– Alface
– Cebola roxa picada em cubos pequenos
– 1 limão espremido
– azeite

Preparo

Arroz de coco
Pique o coco e coloque no processador com 300 ml de água. Bata bem. Coe com a ajuda de um pano. Despeje na panela 200 ml desse leite e misture uma colher de sopa de açúcar. Espere ferver e acrescente o óleo de coco e deixe engrossar como um caramelo (sem deixar queimar). Agregue, então, o resto do leite e tempere com sal a gosto (e um pouco mais de açúcar se desejar). Quando estiver fervendo, colocar o arroz cru lavado. Mexa de vez em quando até que começe a secar. Baixe o fogo e tampe a panela até que seque totalmente o arroz.

Patacones
Descasque as bananas-da-terra e corte em rodelas grossas. Esquente uma chapa ou frigideira com azeite, disponha as rodelas, reduza o fogo e frite a banana. À parte, amasse o alho com sal e um pouco de água. Quando as bananas estiverem quase fritas, retire-as e amasse com uma tábua de madeira sobre uma superfície forrada com plástico ou papel filme, assim não grudarão. Uma vez amassada a banana, molha-se na água com alho e seque com um pano de prato. Logo em seguida, frite novamente na chapa bem quente com azeite até que fique crocante – tem que formar uma placa circular.

Peixe
Tempere os filés de peixe como limão, pimenta e sal, passe na farinha e doure em uma frigideira untada com azeite. Salada Deixe a cebola marinando no limão com azeite e sal por cerca de 30 minutos. Distribua o alface em metade do prato, com os tomates deitado sobre as folhas. Regue com a cebola.

Coloque na outra metade do prato o peixe, os patacones e o arroz.