Tags

, , , , , , , , ,

Ingredientes

Para o bagel (6 unidades)

base da fermentação (biga)
– 100g de farinha para pão
– 3g de fermento biológico fresco
– 50g de água

Para a massa
– 275g de farinha para pão (“farinha forte”)
– 5g de sal
– 10g de maple syrup (xarope de bordo) ou mel

Etapa 1 de cozimento
– 125g de água
– bicarbonato de sódio

Opcionais
– sementes de gergelim
– sementes de papoula

Para as meat balls (bolinhas de carne)
– 1 kg de carne moída (patinho ou maminha)
– 300 g de bacon magro picado em cubinhos pequenos
– 1 pacotinho de sopa de cebola
– 1 colher (sopa) de amido de milho
– 1 colher (sopa) de ketchup
– 1 colher (sopa) de molho inglês
– 1 colher (chá) de mostarda
– salsinha, hortelã e manjerona frescos a gosto
– 1 colher (café) de sal
– amido de milho para empanar as bolinhas

Para a cobertura de cheddar
– 500 ml de creme de leite fresco
– 500 g de queijo cheddar ralado
– 1 colher (sobremesa) de manteiga
– 1 cálice de bourbon
– noz moscada a gosto
– queijo parmesão para ralar

Preparo

Bagel

Misture numa tigela os ingredientes da base da fermentação. Sove até formar uma massa firme. Forme uma bola e deixe descansar em uma tigela, coberta com um pano. Esta “biga” tem de fermentar por ao menos 2 horas, tempo quando dobrará de tamanho.

Feito isso, pré-aqueça o forno a 240ºC. Forre uma assadeira grande com papel-manteiga e unte com óleo. Então, misture o restante dos ingredientes do bagel à biga, sovando bem em uma superfície bem limpa, seca e sem farinha. Sove até que a massa fique uniforme e elástica, porém ainda bem firme e seca. Forme uma bola, cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos.

Divida a massa em 6 pedaços. Forme com cada parte uma bola. Com a ponta do rolo de massa, pressione a bola no centro até fura-la. Role-o para suavizar as beiradas do furo. O diâmetro do furo você deve calcular, considerando que ele vai fechar quando a massa crescer novamente. Portanto, sempre abra a mais do que deseja. Coloque os bagels na assadeira forrada, cubra com um pano levemente úmido e deixe fermentar até dobrarem de tamanho (de 30 minutos a 1 hora).

Coloque água em uma panela grande e leve a ferver. Dissolva na água 1 colher (chá) de bicarbonato para cada litro de água. Disponha as sementes de gergelim e de papoula em pratos separados. Mergulhe quantos bagels couberem na panela de água fervendo e deixe que cozinhem por 30 segundos. Vire-os com uma escumadeira e cozinhe por mais 30 segundos.

Retire os bagels, deixe que a água escorra e deite uma das faces do bagel no gergelim ou na papoula. Coloque-os de volta na assadeira forrada, com as sementes para cima. Leve a assadeira ao forno por 10 minutos, até dourarem levemente. Deixe esfriar sobre uma grade, para que o vapor que soltam não os murchem. Reserve.

Meat balls com cheddar

Misture todos os ingredientes e forme bolinhas. Empane no amido de milho e distribua na assadeira untada com óleo ou antiaderente. Asse em forno alto (200°C) e se tiver a opção grill no seu forno, use-a. O importante é que o forno esteja quente para formar casquinha na bolinha e o interior ficar vermelhinho. Reserve em um refratário.

Cobertura de cheddar

Aqueça o creme de leite com todos os ingredientes, menos os queijos. Quando ameaçar a levantar fervura, de punhado a punhado despeje o cheddar ralado e mexa sem parar. Derreta aos poucos. Ao finalizar, despeje imediatamente sobre as bolinhas de carne que estão no refratário e polvilhe o parmesão ralado. Leve em forno bem quente para gratinar. Sirva logo em seguida, com os bagels de acompanhamento.