Tags

, ,

Degustar um bom chocolate não deixa de ser meditação. É, sem dúvida, estar no momento presente, deixando derreter cada segundo entre a língua e o palato.

Ingredientes
– 1 lata de creme de leite
– 300 g de chocolate 70% cacau picado
– 1 xícara (chá) de chocolate orgânico em pó
– 1 xícara (chá) de cacau orgânico em pó
– 100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente e cortada
– 2 colheres (sopa) de conhaque, cherry brandy ou whisky
– 1 colher (café) de sal rosa
– 2 colheres (sopa) de açúcar de côco

Preparo
Em um refratário, aqueça o creme de leite em banho-maria. Acrescente o chocolate picado e mexa até obter uma pasta homogênea. Retire do banho-maria e misture 1 xícara do chocolate em pó, o açúcar de côco e o sal. Agregue, então, a manteiga e o conhaque. Misture tudo até ficar homogêneo.

Leve à geladeira em um recipiente vedado e deixe de um dia para o outro (o ideal são 24 horas). Faça bolinhas, passe no cacau em pó. Sirva.

Opção com casquinha de chocolate:
Derreta 300 g de chocolate 50% ou 70% cacau em banho-maria e faça a “temperagem”: retire o chocolate do banho-maria e continue mexendo, no próprio recipiente refratário, até que esteja frio (verifique a temperatura encostando um pouco de chocolate na parte inferior do lábio, pois a sensação deve ser de frio). Então, envolva as trufas, escorra-as sobre um tabuleiro forrado com papel-alumínio e leve para gelar por cerca de 1 hora. Passe-as, então, no cacau em pó. Sirva.