Tags

, , , , ,

Brownie com shot de Amarula do PataPataBons restaurantes não faltam em Joanesburgo. Um deles é o PataPata, dono do melhor brownie de chocolate da vida, servido com um shot de Amarula despejado sobre toda a sua gostosura. Passo a receita aqui inspirada no que experimentei lá. 

Ingredientes
– 125g de chocolate ao leite de boa qualidade cortado em pedaços
– 100 g de chocolate 70% cacau cortado em pedaços
– ¾ de xícara (chá) de manteiga derretida
– 1¼ xícara (chá) de açúcar
– 2 ovos grandes
– 2 colheres (chá) de baunilha
– ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
– ¼ de xícara (chá) de cacau ou chocolate em pó
– 1 colher (chá) de sal
– Amarula

Preparo
Derreta os 125 g de chocolate ao leite em um refratário e reserve. Na batedeira, misture a manteiga e o açúcar, depois, bata os ovos e a essência de baunilha até que a mistura vire um creme fofo e de cor clara. Adicione aos poucos, então, o chocolate derretido, mas continue batendo.

Adicione a farinha, o cacau e o sal (peneirados) também aos poucos, mas misturando com o auxílio de uma colher de pau ou pão duro. Não misture muito como em um bolo tradicional, porque o segredo do brownie é não aerar a massa.

Adicione os pedaços de chocolate dos 100g de chocolate 70% cacau, “envelopando” os ingredientes em torno deles. Transfira a massa para uma forma quadrada revestida com papel manteiga.

Asse por cerca de 20 minutos, dependendo do quanto você quer que o brownie fique macio. Quanto menos, mais macio por dentro. No caso do PataPata, eles serviram bem molinho no meio, formando uma delicada casquinha de bolo. Dependendo do forno, em 17 minutos chega a isso.

Deixe esfriar e, na hora de servir, despeje um shot de Amarula (cerca de 30 ml).