Tags

, , , , , ,

Esqueça o acarajé por um momento quando estiver em Salvador (BA). Um dos meus pratos preferidos é a maniçoba, que usa como base a maniva – a folha da mandioca – e é uma das receitas queridinhas da culinária das regiões Norte e Nordeste. Na Bahia, uma das cidades mais conhecidas pelo preparo desta iguaria sertaneja é Cachoeira, no Recôncavo Baiano. No bairo do Rio Vermelho, em Salvador, alguns restaurantes oferecem a iguaria. Eu recomendo o restaurante da Dona Mariquita. Confira a receita:

Ingredientes
⁃ 500g de lombo de porco
⁃ 250g de bacon
⁃ 1 pé de porco (opcional)
⁃ 1kg de carne de sol ou costela de boi
⁃ 500g de paio
⁃ 2 linguiças calabresa
⁃ 4 folhas de maniva (folha da mandioca) limpas e cozidas
⁃ Cebola
⁃ Alho
⁃ Pimenta do reino
⁃ Pimenta de cheiro
⁃ 10 folhas de louro

Preparo
Coloque a maniva pré-cozida em uma panela grande com água. Enquanto isso, corte e prepare as carnes e coloque na panela de pressão por 30 a 40 minutos.

Em uma panela de barro ou outra de fundo grosso, faça um refogado com cebola, alho, pimenta de cheiro, folhas de louro e bacon. Pique bem os ingredientes (somente as folhas de louro vão inteiras). Deixe dourar.

Depois que saírem da panela de pressão, acrescente todas as carnes nesse refogado e mexa bem. Após cozinhar bem jogue as carnes,  dentro da panela com a maniva. Deixe cozinhar bastante, reduzir o caldo e sirva.

Sugestão: o baiano serve com arroz branco e farinha de mandioca. Eu pedi arroz de coco para acompanhar, por ser mais adocicado. Ficou perfeito.

O arroz de coco é feito substituindo parte da água do cozimento do arroz por leite de coco e, ao final do cozimento, acrescentando também coco fresco ralado fino. O segredo é deixar a panela tampada nos últimos 15 minutos de cozimento.