Tags

, , , , , , , , ,

img_1691

O pingado com pão na chapa é o oficial representante da cidade de São Paulo. Nada mais tradicional e democrático. Da padoca-risca-faca às boutiques de pães, há sempre um pão quentinho frito na manteiga, acompanhado de  leite açucarado e sua boa dose de café coado. É o afago desta cidade que, muitas vezes, lhe engole, mas tantas outras lhe dá colo. 

Ingredientes

PINGADO

As medidas vão sempre na intuição do “amizade” que está no balcão. Vai de gosto. Aqui vai apenas uma sugestão nas proporções.

– um copo americano (na xícara não é a mesma coisa)
– café coado na hora (150 ml)
– leite quente (50 ml)
– Açúcar a gosto

PÃO NA CHAPA
– 1 pão francês
– 1 colher (sopa) cheia de manteiga com sal em temperatura ambiente

Preparo

PINGADO
Coe o café na hora (a proporção de pó de café recomendada é de 5 a 6 colheres (sopa) para 1 litro de água). Os mais puristas usam filtro de pano, inclusive. Enquanto isso, ferva o leite (integral, de preferência) e reserve. Quando o café estiver pronto, despeje-o no copo americano, enchendo pouco mais da metade com o café (2/3). Complete com o leite quente e adoce. Um bom pingado, aqueles “de raiz”, costuma ser bem doce e leva cerca de 3 colheres (chá) de açúcar branco refinado (já que é para ser “de raiz”, mascavo e derivados estão fora de cogitação).

PÃO NA CHAPA
Corte o pão francês ao meio e passe a manteiga no miolo de ambas as partes. Espalhe bem. Aqueça uma frigideira ou chapa e coloque as metades do pão sobre ela, com a manteiga para baixo. Com a ajuda de uma espátula, pressione o pão sobra a frigideira, para ficar ligeiramente achatado, mas bem tostado. Quando o miolo estiver dourado, retire e sirva quentinho para acompanhar o pingado.